domingo, 17 de julho de 2011

"VINO CONFIRMA APOSENTADORIA"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Cazaque, de 37 anos, deixa o ciclismo após queda no Tour de France


Vino: adeus antecipado para tristeza dos fãs
Por Tadeu Matsunaga

Um dos ciclistas mais aguerridos do pelotão anunciou sua aposentadoria do ciclismo, neste domingo (17). Alexander Vinokourov confirmou sua retirada da modalidade em entrevista para uma emissora de televisão francesa e frustrou o desejo de muitos que ainda esperam vê-lo em atividade mesmo após o abandono do Tour de France 2011.

Vinokourov, que já havia confirmado ser seu último ano no ProTour, chegou ao Tour com a expectativa de vencer alguma etapa e defender a camisa amarela por alguns dias, porém, uma queda na 9ª etapa da competição - um percurso de 208km entre Issoire e Saint-Flour - teve sérias consequências para o cazaque.

Vino ainda foi amparado e socorrido pelos companheiros de Astana, mas foi obrigado a abandonar a prova com uma fratura na cabeça do fêmur direito. Operado no mesmo dia em Paris, a cirurgia foi considerada um sucesso, no entanto, ele decidiu deixar o esporte.

"Com o passar do tempo e das competições é algo que você começa a pensar. E decidi que assim era o melhor. Acho que realmente não retorno a subir em uma bicicleta como um profissional, mas ela estará presente na minha rotina", disse o cazaque. "Vou continuar a andar de bicicleta para manter a forma. Agora espero encontrar um novo cargo na equipe Astana."

Profissional desde 1997, Vinokourov se firmou como um dos principais nomes do pelotão, principalmente por sua "agressividade" nas competições. Um dos ciclistas mais admirados pelo público e companheiros foi flagrado no exame antidoping do Tour de France 2007 e cumpriu suspensão. Logo após seu retorno, venceu a clássica Liège-Bastogne-Liège, mas foi vaiado por parte dos torcedores, assim como ocorreu recentemente com Alberto Contador (Saxo Bank).

Entre seus principais feitos estão os títulos da Vuelta a España (2006), do Criterium Dauphiné, antigo Dauphiné Liberé,(1999), a Paris Nice (2002, 2003),a Volta da Suiça (2003), a Amstel Gold Race (2003) e a Liége-Bastogne-Liège (2005 e 2010), além de uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000).

No Tour de France, Alexander Vinokourov acumulou quatro triunfos na carreira, o último deles no ano passado, na 13ª etapa da competição em Revel, depois de chegar escapado do pelotão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog