segunda-feira, 11 de julho de 2011

"EMOÇÃO E TENSÃO"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Tour vê vitória de Leon Sanchez e Voeckler como líder; Vino e Van den Broeck abandonam depois de um grave acidente [vídeos]


Sanchez: homenagem ao filho
Por Tadeu Matsunaga

Uma etapa conturbada e com mudanças na classificação geral. O percurso de 208 km entre Issoire e Saint-Flour teve a vitória do espanhol Luis Leon Sanchez (Rabobank), com o francês Thomas Voeckler (Europcar) desbancando o polivalente Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) e tornando-se o mais novo dono da camisa amarela.

Em contrapartida, a prova foi marcada por um grave acidente envolvendo alguns protagonistas neste Tour de France. Na descida de uma das sete montanhas categorizadas do dia, um grupo de ciclistas perdeu o controle e acabaram caindo. Alexander Vinokourov (Astana), Dave Zabriskie (Garmin-Cervélo) , Jurgen Van den Broeck e Frederick Williems (Omega Pharma) foram os mais prejudicados e abandoram a competição.

Vinokourov foi jogado para a ribanceira da montanha. O cazaque foi socorrido pelos companheiros de equipe, mas o diagnostico foi de uma fratura no fêmur e no cotovelo. Sem conseguir se locomover, o ciclista foi levado para o hospital onde passou por cirurgia. O mesmo ocorreu com Van Den Broeck, que teve fratura na omoplata, Zabriskie, com fratura no pulso, e Willems, com a clavícula fraturada.

Andreas Kloden (RadioShack), David Millar (Garmin-Cervélo) e Cadel Evans (BMC) também fizeram parte da queda, mas seguiram sem maiores problemas ao longo
da etapa.

Philippe Gilbert (Omega Pharma) e Fabian Cancellara (Leopard), que lideravam o pelotão, diminuíram o ritmo do grupo elite e esperaram que o trio pudesse reintegrar o bloco.

Voeckler, Sanchez, Sandy Casar, Joohny Hoogerlan e Juan Antonio Flecha protagonizaram a fuga do dia. O quinteto administrava bem a vantagem sobre o pelotão, mas as coisas quase saíram de controle quando o carro de um TV francesa atropelou Flecha e fez com que Hoogerland voasse para fora da pista.
Os dois ainda retornaram, mas desapontados, apenas completaram o estágio.

Já Voeckler, enfim, conseguiu o que tanto almejou. O francês, que embalou os fugitivos na maior parte do tempo, conseguiu uma diferença signficativa e vestiu a camisa amarela. Ele não foi capaz de responder ao ataque de Sanchez na última subida do dia – a 800 metros da meta-, mas só teve motivos para sorrir, assim como o espanhol que homenageou seu filho que está por nascer.

Entre os favoritos, um dia tranquillo e sem muitos ataques. O italiano Ivan Basso (Liquigas) foi o único que não conseguiu se manter com Contador, Schleck e Evans, perdendo oito segundos.

Na classificação por pontos, Gilbert ampliou sua vantagem e terminou mais um dia de verde´, assim como Hoogerland, que apesar do acidente, conseguiu os pontos para seguir como líder nas montanhas. Robert Gesink (Rabobank) é o melhor jovem.

Nesta segunda-feira, o pelotão tem seu primeiro dia de descanso e volta a ativa na terça-feira (12), com uma etapa mista entre Aurillac e Carmaux.

Classificação etapa
1 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Rabobank Cycling Team 5:27:09
2 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:00:05
3 Sandy Casar (Fra) FDJ 0:00:13
4 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:59
5 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad
6 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
7 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
8 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad
9 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek
10 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD

Classificação geral
1 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 38:35:11
2 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Rabobank Cycling Team 0:01:49
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:02:26
4 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:29
5 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:37
6 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 0:02:38
7 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad
8 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:02:43
9 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:02:55
10 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:03:08








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog