quarta-feira, 13 de julho de 2011

"SANTIAGO ASCENÇO, UM NOBRE TRIATLETA!"

Exclusivo: Santiago Ascenço fala sobre sua temporada em Boulder com Dave Scott

Fonte Site -  MundoTRI Triathlon
 
 
Santaconstancia

Após algumas semanas em Boulder/CO treinando com o lendário Dave Scott, o brasileiro Santiago Ascenço terminou sua temporada de training camp nos Estados Unidos com um excelente 4º lugar no forte 5i50 Boulder Peak Triathlon, mesma colocação que obteve no Ironman Brasil 2011. Antes de sua volta para o Brasil, Santiago conversou com o MundoTRI sobre esse divisor de águas em sua carreira.





ironman bike 2461 Exclusivo: Santiago Ascenço fala sobre sua temporada em Boulder com Dave Scott
Foto: Adriano Ramos





MundoTRI: Santiago, apesar do excelente 4º lugar, acredito que você esperava mais no Ironman Brasil. Como foi sua recuperação física e psicológica após a prova?

Santiago Ascenço: Realmente baseado nos treinos esperava uma prova melhor,. Depois da prova quase não fiquei parado, 2 dias totalmente off, e depois voltei a girar e trotar bem leve por duas semanas.

MundoTRI: Logo que cruzou a linha de chegada, você conversou bastante com seu filho, o que disse a ele?

Santiago Ascenço: É sempre muito bom competir o Ironman Brasil por causa da torcida e especialmente família. Estava lá com minha avó, mãe, filho namorada e muitos amigos e isto é muito especial! Depois da chegada falei pra ele que estava feliz por ele ter torcido pelo papai!

DSC6366 Exclusivo: Santiago Ascenço fala sobre sua temporada em Boulder com Dave Scott
Santiago com seu filho - Foto: Wagner Araújo

MundoTRI: Você ficou um bom tempo treinando em Boulder, com o lendário Dave Scott. Qual foi o objetivo desse training camp?

Santiago Ascenço: A idéia foi me aprimorar pessoalmente como atleta e técnico, tentar absorver ao máximo a experiência do Dave e ao mesmo tempo aproveitar a altitude e o local para fazer uma base para o segundo semestre que será cheio de provas.

MundoTRI: E como foi o trabalho específico na natação, uma das forças de Dave e a disciplina que é menos natural para você?

Santiago Ascenço: Os treinos de natação são inacreditáveis, pelo menos para mim, pois o aquecimento é mínimo e a série sempre muito forte, pois as raias são “classificadas” pelo tempo de 100 metros, daí o coro come o treino todo.

santiago pedalando em boulder arquivo pessoal 520x390 Exclusivo: Santiago Ascenço fala sobre sua temporada em Boulder com Dave Scott
Santiago em Boulder - arquivo pessoal

MundoTRI: E quais foram os melhores momentos em Boulder?

Santiago Ascenço: A prova certamente foi muito legal, ver o Dave gritando meu nome para pegar o pessoal que estava no grupo da frente foi muito bacana. Mas, no geral, o ambiente é extremamente inspirador, a cidade respira esporte!

MundoTRI: Esse período nos EUA terminou com chave de ouro, com o 4º lugar no disputado 5i50 Boulder. Acredita que já houve alguma evolução nessa prova?

Santiago Ascenço: Fiz uma prova forte, acho que quando descer para o nível do mar vou sentir uma diferença em termos de performance.

MundoTRI: E qual a principal diferença da mentalidade americana para o treinamento do
Triathlon que mais lhe influenciou?

Santiago Ascenço: Existe uma tendência muito grande de aumentar a intensidade e reduzir o volume, mesmo quando falamos em distancias de Ironman. Sempre treinei pouco (em relação a outros atletas), então vi que estou no caminho certo, são detalhes para acertar e fazer um bom Ironman.

santiago com dave scott arquivo pessoal 520x390 Exclusivo: Santiago Ascenço fala sobre sua temporada em Boulder com Dave Scott
Santiago com Dave Scott - arquivo pessoal

MundoTRI: Neste ano, veremos o Santiago brilhando em quais provas? O que podemos esperar de você para o 2º semestre?

Santiago Ascenço: Vou correr o Ironman 70.3 Brasil e o 70.3 Miami, disputo o Troféu Brasil, o GP de inverno e espero que o de verão não coincida com nenhuma outra prova, pois tem acontecido nos anos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog