quarta-feira, 20 de julho de 2011

"PERFIL: 17a. ETAPA (GAP A PINAROLO)

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Confira a altimetria de uma das etapas que pode definir o Tour


Por Tadeu Matsunaga

Nesta terça-feira (19), o pelotão iniciou a escalada dos Alpes franceses no Tour de France. O percurso entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Gap, considerado misto, foi o primeiro desafio dos favoritos na semana decisiva da competição. Se a vitória ficou nas mãos do norueguês Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), o ataque de Alberto Contador (Saxo Bank)- acompanhado por Cadel Evans e Samuel Sanchez - na única montanha do dia, o Col de Manse, já antecipou muito do que podemos ter nos próximos dias: ataques!

As próximas três etapas, 17ª, 18ª e 19ª, serão relevantes para a definição do camisa amarela em 2011. Voeckler pode ser considerado um azarão. Além do francês, Evans, Frank Schleck, Andy Schleck, Samuel Sanchez , Alberto Contador e Ivan Basso são os nomes cotados para subir ao alto do pódio em Paris. Mas o que eles terão pela frente nesta quarta-feira?

A Itália será o único país estrangeiro por onde a prova vai passar no ano, um tributo aos 150 anos da unificação do país. Pinerolo, local da chegada da 17ª etapa e já pertenceu a França, sediou etapas do Giro d´Italia e do Tour. Serão cinco subidas categorizadas: Saint Marguerite, La Cahussée, Montgenèvre, Sestriéres e Pramartino.

Montanhas

Com 2.8 km de extensão e 7.4 % de inclinação média, o Côte de Sainte-Marguerite é a primeira subida da etapa. A montanha de categoria 3 não deve ser alvo de ataques dos favoritos, mas certamente será favorável para fugas, assim como o Monte La Chaussée de 1.4 km de extensão e 8.3 % de inclinação média.

As três subidas subseqüentes são os principais destaques: Montgeneveré, Sestrières e Pramartino. Nelas, Contador, Evans e companhia podem protagonizar ataques na disputa pela camisa amarela – principalmente em Pramartino-, porém, os favoritos devem guardar suas forças para o dia seguinte. Jelle Vannendert (Omega Pharma), que lidera a classificação de montanhas e tem Sanchez em seu encalço, pode buscar mais pontos na disputa pela camisa de bolinhas.

O Sestriéres, a 2.035 metros e 11.1 km de extensão e 6.3% de inclinação, é a subida mais dura da 17ª etapa. Depois da subida, serão mais de 50 km de descida até o Côte de Pramartino (6.7 km e 6 % de inclinação) – a 8 km da meta, e que pode propiciar a vitória de ciclistas como Gilbert e Evans.

•Km 71.5 - Côte de Sainte-Marguerite - 2.8 km extensão e 7.4 % - Categoria 3
•Km 85.5 - La Chaussée (montée de Briançon) - 1.4 km extensão e 8.3 % - Categoria 3
•Km 96.5 - Col de Montgenèvre (1 860 m) - 7.9 km extensão e 6.1 % - Categoria 2
•Km 117.0 - Sestrières (2 035 m) - 11.1 km extensão e 6.3 % - Categoria 1
•Km 171.0 - Côte de Pramartino - 6.7 km extensão e 6 % - Categoria 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog