terça-feira, 12 de julho de 2011

"BRASIL É OURO NA COPA DO MUNDO DE PARACICLISMO"


Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/
Seleção brasileira garante primeiro título na modalidade com Lauro Chaman


Chaman é o primeiro brasileiro a vencer a Copa
Por Fernando Bittencourt

Lauro Chaman (Memorial/Prefeitura de Santos/Giant) venceu, no último final de semana, o titulo da Copa do Mundo de Paraciclismo. O atleta participou com a seleção brasileira da terceira e última etapa da competição nas provas de estrada e contrarrelógio, realizada em Baie-Comeau, no Canadá.

Na sexta-feira (8), Chaman conquistou a vitória no contrarrelógio. O ciclista marcou o tempo de 35m43s em um percurso de 25,4 km, válido pela categoria C5, e assegurou a medalha de ouro. O Brasil comprovou sua hegemonia com João Schwindt e Soelito Gohr, segundo e terceiro respectivamente, completando o pódio.

Já no domingo (10), no percurso de 79,8 km, o trio brasileiro protagonizou uma fuga antes da primeira metade da prova. Com um belo trabalho em equipe, Chaman, Schwindt e Gohr cruzaram à meta com mais de seis minutos de vantagem para o quarto colocado e concluíram o percurso em 2h08m, a uma média de 37.26km/h. Dessa vez, as posições se inverteram com João Schwindt,em primeiro, Soelito Gohr, em segundo, e Lauro Chaman, em terceiro.
Chaman, que havia desempenhado um grande papel na penúltima etapa da prova, realizada em Segovia (Espanha), em junho, foi beneficiado por sua regularidade e ficou com o título Como resultado de sua regularidade, portanto, finalizou com o título na classificação geral da Copa do Mundo de Paraciclismo. Ele somou pontos nas três etapas disputadas e tornou-se o primeiro brasileiro campeão da competição.

“Tenho que agradecer muito à minha família e a equipe Memorial, todos os seus patrocinadores que acreditam em nosso trabalho, Comitê Paraolímpico, Confederação Brasileira de Ciclismo, aos meus companheiros de time, ao Braw e Ricardo Luchiari, de Americana, que me emprestaram uma bike de contrarrelógio e ao Claudio Diegues pela oportunidade que me deu para entrar nesta que considero a melhor equipe do país, pois os resultados quando aparecem são apenas o fruto de um trabalho que a maioria não tem como acompanhar.”

“Minha alegria não tem tamanho e hoje posso dizer que eu não sonho minha vida, eu vivo o meu sonho”, emendou o atleta, que não terá muito tempo para descansar.

Nesta semana, ele disputa o Brasileiro de Paraciclismo, em Brasília, e na semana seguinte os Jogos Regionais, em Santo André. No final do mês, ele defende as cores da Memorial no Tour do Rio de Janeiro, que servirá como preparação final para o Mundial de Paraciclismo (Dinamarca), a ser realizado de 08 a 11 de setembro.

Com a performance na prova, a seleção brasileira comprova sua hegemonia nas principais competições de Paraciclismo do Mundo, provando ser hoje uma referência na modalidade.

“Estamos emplacando de uma vez por todas o Paraciclismo como prioridade entre as disciplinas do ciclismo, desenvolvendo um trabalho sério, buscando não só o desenvolvimento profissional como a inclusão do jovem deficiente no cenário esportivo do Brasil, estimulando a prática de atividades físicas e motivando a expansão da disciplina Paraciclismo. Este resultado deixa claro o nosso potencial, os atletas que participaram da Copa do Mundo estão de parabéns e merecem todo o nosso reconhecimento, dominamos a ultima etapa da Copa do Mundo no Canadá e ficamos com o primeiro lugar geral da Copa do Mundo 2011” concluiu José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog