sexta-feira, 8 de julho de 2011

"BRINCADEIRA SÉRIA ... CONSEQUENCIA GRAVE!"

Brajkovic mira a Vuelta

Após queda e abandono no Tour, ciclista foca volta espanhola


Queda tira Brajkovic do Tour de France 2011
Por Fernando Bittencourt

Jani Brajkovic (RadioShack) já faz planos para o restante da temporada após a queda sofrida durante a quinta etapa do Tour de France 2011, realizada nesta quarta-feira (6). Ele teve uma fratura na clavícula esquerda e uma concussão craniana, portanto, segue internado em Gungamp, na França.

“Não me lembro de nada da queda, me lembro apenas de momentos anteriores ao acidente e posteriores, quando o doutor me perguntou se eu achava que poderia continuar. Porém, eu não sabia direito onde estava, em qual prova eu estava, não sabia de nada. Portanto, ficou claro que eu deveria ser encaminhado ao hospital e logicamente eu fiquei muito desapontado, pois meu ano inteiro foi dedicado à prova e só pude participar de cinco dias. Por outro lado, acredito que poderei me recuperar rapidamente para disputar bons resultados na Vuelta a España. Mesmo assim, o Tour de France é muito especial e é extremamente difícil para mim e para meu coração termos de abrir mão disso. Estou muito triste”.

Brajkovic planejou sua temporada em torno do Tour, abrindo mão de defender o título do Dauphiné-Liberé, prova vencida por ele em 2010, quando superou entre outros ciclistas Alberto Contador. Todo seu esforço foi em vão e agora terá de amargar cerca de uma semana sem praticar exercícios físicos. Aos poucos ele estará apto a treinar para tentar vencer novamente Vuelta, como em 2006.

“Eu sei que são só palavras, mas após a etapa de ontem eu sabia que eu poderia ter feito a minha parte neste Tour de France. O médico disse que se colocarem um pino em minha clavícula, poderei voltar a pedalar em poucos dias, mas minha cabeça necessita de mais tempo para a recuperação, então eu acho que precisarei de no mínimo cinco dias de repouso para então ver como tudo evolui.

Depois disso, apenas, poderei voltar à estrada”.
Outros dois ciclistas da equipe também se envolveram em quedas. Levi Leipheimer e Yaroslav Popovych machucaram seus pulsos, mas não sofreram nenhuma fratura e estão liberados para continuarem no Tour.

O diretor geral da equipe Johan Bruyneel lamentou o triste dia para o time. “Isto tudo é muito ruim porque estreamos com quatro caras na classificação geral e gostaríamos de mantê-los nela até o início das etapas montanhosas. Por outro lado, estamos no Tour de France e os atletas passam o dia inteiro nervosos. Levi se envolveu em um acidente, Horner também e Jani posteriormente, mas continuamos com bons ciclistas na prova. Perdemos Jani, um de nossos melhores atletas, o que é lamentável, mas faz parte de uma prova e poderia ter sido pior”.

Outros grandes ciclistas também sofreram quedas durante as primeiras etapas do Tour, como Robert Gesink (Rabobank), Bradley Wiggins (Sky) e o atual campeão do Tour, Alberto Contador (Saxo Bank).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog