quinta-feira, 7 de julho de 2011

"DIETA CAMPEÃ"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

A dieta de Thor Hushovd durante o Tour


Hushovd revela seus hábitos alimentares
Por Fernando Bittencourt

O Tour de France 2011 começou no sábado e quase duzentos ciclistas partiram em busca do sucesso na Grande Volta, enfrentando por mais de três mil quilômetros sob vento, sol, calor, chuva, frio e a forte concorrência de grandes ciclistas, a uma velocidade atingida normalmente por veículos motorizados. Todo esse esforço ocorre cerca de seis horas por dia, por três semanas no Tour e obriga os atletas a adotarem além de uma intensiva bateria de treinos, uma alimentação regrada.

Robby Ketchell, nutricionista do atual líder da competição Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), estima que Thor (1,83 metros e 81 kg) queime cerca de 6000 calorias por etapa da prova. O atleta, considerado alto para os padrões do ciclismo, necessita repor tais calorias para suportar saudavelmente a energia gasta durante os 21 dias de prova e o ideal para isso seria consumir de 250 a 300 calorias por hora, durante a corrida (a quantidade máxima que o corpo conseguiria absorver durante a prova, segundo Ketchell).

Portanto, Sean Fowler, cozinheiro da Garmin-Cervélo, acompanha sua equipe e prepara os cafés da manhã e os jantares com muita proteína magra, legumes, frutas e carboidratos para que os ciclistas possam disputar a prova nas melhores condições possíveis para conseguirem realizar duros exercícios físicos.

Hushovd divulgou toda sua alimentação consumida durante um dia de prova e os resultados mostram um segredo: muito arroz. Ketchell tem adotado uma dieta de glúten moderado desde 2009 para tentar evitar restringir a alimentação dos atletas e também evitar inflamações causadas pelo glúten no corpo.

Com o sucesso dos ciclistas da Garmin-Cervélo no Tour e de Novak Djokovic em Wimbledon, a dieta com baixo consumo de glúten ganha ainda mais evidência.

Porém, tantas restrições não impedem sempre que os atletas comam o que sentem vontade. Hushovd, ou “Deus do Trovão”, como é conhecido, afirmou que sua comida favorita para comer em cima de sua bicicleta é um sanduíche de presunto e queijo, mesmo que seja sem as mãos.

As refeições de Hushovd:
Café da manhã:
Leite com aveia
Torrada com presunto
Omelete com 2 ovos
Cereais
Arroz

Na bicicleta:

De 4 a 6 CLIF bars
2 pacotes de CLIF shot blocks
De 2 a 3 CLIF gel
De 6 a 8 garrafas de bebida produzida pela equipe
Bolinho de arroz
Pequeno sanduíche panini

No ônibus, após a prova:
Arroz
Frango temperado com curry ou tortilla la patata
2 garrafas of team recovery protein drink

Jantar:
Tomates assados e abobrinha italiana com arroz e curry
Salada de beterraba
Abacate
Spaghetti
Peru cozido com ameixas

Sobremesa:
Sorvete de frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog