sexta-feira, 22 de julho de 2011

"CAIU O ESPANHOL, BRILHOU O LUXEMBURGUES"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Andy vence etapa e cresce na luta pela camisa amarela; Contador sobra e dá adeus ao título [vídeo]


Andy: Vitória de campeão no Galibier
Por Tadeu Matsunaga


A 18ª etapa do Tour de France, com encerramento no mítico Galibier – exceto uma grande reviravolta – acabou com as chances de Alberto Contador (Saxo Bank) de conquistar o tetracampeonato na França. Em contrapartida, um brilhante Andy Schleck (Leopard) renasceu para a disputa da camisa amarela.

O mais jovem dos Schlecks não apenas venceu seu primeiro estágio neste ano, como protagonizou um ataque avassalador na metade do Col d´Izoard. Criticado por não ter feito muito para se firmar como um dos grandes candidatos ao título, Andy utilizou uma tática arriscada e surpreendeu a todos, que demoraram para responder a ação do luxemburguês.

Schleck cruzou a meta após 06h07min16s – com 2min02s- de vantagem para seu irmão. Frank Schleck, que terminou em segundo. Cadel Evans (BMC) terminou na terceira posição, com Ivan Basso (Liquigas) e Thomas Voeckler (Europcar) na sequência. O valente francês manteve a camisa amarela após um desempenho fantástico, mas como previsto a diferença caiu consideravelmente. Voeckler tem 15 segundos de vantagem para Andy, e 1min08s em relação a Frank.

O grande perdedor do dia foi Contador, que não conseguiu repetir sua performance do dia anterior. Ele apareceu constantemente na parte de trás do grupo e, finalmente, sobrou do grupo camisa amarela a poucos quilômetros da meta; terminando 3min50s atrás do mais jovem dos Schleck. Seu compatriota, Samuel Sanchez (Euskaltel) também não teve um grande desempenho e sobrou a cerca de 8 km do final.

Com uma tática inteligente, Schleck teve o auxílio de seu companheiro Monfort e outros quatro escapados na transição entre o Izoard e o Galibier: Devenyns, Roche, Silin e Iglinsky, o que permitiu a ele uma vantagem considerável na “etapa-rainha” do Tour 2011. Já o grupo dos favoritos teve sérias dificuldades, principalmente pela falta de iniciativa, que deu margem para o sucesso de Andy.

Evans, irritado, puxou o grupo nos quilômetros finais e levou Basso, Voeckler, Cunego e Frank até o topo da montanha. Desgastado, ele não conteve o ataque do mais velho dos Schleck a poucos metros da chegada, mas manteve-se vivo na luta pelo título, que já mostra os italianos, Basso e Cunego, e os espanhóis, Contador e Sanchez, fora da disputa.

A principal fuga do dia foi protagonizada por: Leonardo Duque (Cofidis), Joost Posthuma (Leopard Trek), Anthony Delaplace (Saur-Sojasun), Dries Devenyns (Quick Step), Maarten Tjallingii (Rabobank), Brent Bookwalter (BMC), Markel Irizar (RadioShack), Imanol Erviti (Movistar), Danilo Hondo (Lampre-ISD), Ramunas Navardauskas (Garmin-Cervélo), Ruben Perez Moreno (Euskaltel-Euskadi), Pablo Urtasun Perez (Euskaltel-Euskadi), Maxim Ignlinsky (Astana), Maxime Monfort (Leopard Trek), Johnny Hoogerland (Vacansoleil), Nicolas Roche (Ag2r-La Mondiale) Marcus Burghardt (BMC), Mickael Delage (FDJ) e Egor Silin (Katusha).

Classificação etapa
1 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 6:07:56
2 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:07
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:02:15
4 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:02:18
5 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:02:21
6 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:02:27
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:02:33
8 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne 0:03:22
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:03:25
10 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo 0:03:31

Classificação geral
1 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 79:34:06
2 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:15
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:01:08
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:01:12
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:03:46
6 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:04:44
8 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:05:20
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:07:08
10 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 0:09:27





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog