segunda-feira, 4 de julho de 2011

"TYLER FARRAR VENCE EM REDON"

Tyler Farrar vence em Redon - Fonte Site http://www.prologo.uol.com.br/

Americano conquista sua primeira vitória no Tour de France; Cavendish foi 5º [vídeo]


Farrar: vitória inesquecível
Por Tadeu Matsunaga

O norte-americano Tyler Farrar (Garmin-Cervélo) desbancou o favoritismo de Mark Cavendish (HTC) e venceu a 3ª etapa do Tour de France – um percurso de 198 km entre Olonne-sur-Mer e Redon. O francês Romain Feillu (Vacansoleil) e Joaquin Rojas (Movistar) completaram o pódio.

Farrar teve a seu favor um grande trabalho de equipe, principalmente do camisa amarela Thor Hushovd, que embalou o americano até os metros finais para conquistar seu primeiro triunfo no Tour. O grande favorito Mark Cavendish (HTC-Highroad) terminou na quinta posição.

“Você tem o campeão mundial e camisa amarela trabalhando ao seu favor, acho que não posso desejar mais do que isso”, celebrou Farrar.

Logo no início da etapa, um grupo com cinco atletas estabeleceu a fuga do dia. Ivan Gutierrez (Movistar), Ruben Perez Moreno (Euskaltel-Euskadi), Maxime Bouet (Ag2r), Niki Terpstra e Mickaël Delage (FdJ). Os escapados conseguiram uma vantagem de oito minutos em relação ao grupo elite.

No sprint intermediário, Delage levou a melhor sobre Gutierrez. No entanto, com a nova bonificação, uma grande leva de favoritos buscou os pontos da meta, entre eles Cavendish, Hushovd e Boonen. Mais uma vez o ciclista francês levou a melhor na subida do Côte du Pont de Saint-Nazaire.

O ritmo imposto pelas equipes dos velocistas, que buscavam reduzir a diferença para a fuga, acabou surpreendendo alguns ciclistas. Ivan Basso, Ben Swift e Sylvain Chavanel estavam entre aqueles que, momentaneamente, perderam contato com o pelotão. Em contrapartida, Fabian Cancellara (Leopard) acelerava o ritmo à frente do pelotão.

Com 18 km para o encerramento, Gutierrez lançou um ataque entre os escapados e foi acompanhado por Delage. Os dois seguiram juntos, mas acabaram neutralizados a 9 km do encerramento.

HTC, Garmin e Lampre ditavam o ritmo no grupo. Marco Marcatto (Vacansoleil) tentou uma ataque a menos de 2 km da meta, mas logo foi neutralizado, com a chegada sendo disputada no sprint.

Todos esperavam a vitória de Cavendish, que vinha embalado por Goss, Renshaw e Eisel, porém, quem brilhou foi Farrar. Embalando por Hushovd, ele não teve maiores dificuldades e cruzou a meta na primeira posição.

Classificação etapa

1 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo 4:40:21
2 Romain Feillu (Fra) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
3 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team
4 Sébastien Hinault (Fra) AG2R La Mondiale
5 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad
6 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
7 Julian Dean (NZl) Team Garmin-Cervelo
8 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
9 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto
10 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur - Sojasun

Classificação geral

1 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 9:46:46
2 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:01
4 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:00:04
5 Linus Gerdemann (Ger) Leopard Trek
6 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
7 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek
8 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
9 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek
10 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling


Confira os últimos 5 km da etapa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog