quinta-feira, 21 de julho de 2011

"TOUR DE FRANCE: PERFIL DA 18a. ETAPA"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Confira como será o percurso do Pinerolo ao Galibier


Por Tadeu Matsunaga

Em sua última semana, como já foi citado anteriormente, o Tour de France chegou aos Alpes e, na sequência, migrou à Itália – único país estrangeiro a receber o evento neste ano. O pelotão já se encontra no Pinerolo, local de encerramento da 17ª etapa, que teve vitória do norueguês Boasson-Hagen, e de saída da 18ª etapa, que certamente reserva as maiores emoções da prova.

O percurso de 200.5 km entre o Pinerolo (Itália) e o Galibier é considerado pela organização como a “etapa-rainha” do Tour de France; algo simbólico se analisarmos alguns estágios presentes nesta temporada. O retorno à França será marcante, com três grandes subidas: o Agnel, o Izoard e o Galibier.

Se levarmos em consideração as características dos principais candidatos ao título, o atual camisa amarela – Thomas Voeckler – dificilmente resistirá aos ataques que devem ser mais intensos na etapa. O francês, que até aqui vem defendendo com honra sua posição, não deve ter vida fácil, como já afirmou anteriormente.

Cadel Evans luta contra a mística de ser o eterno derrotado. Hoje, principal candidato ao título, o australiano sabe que mais do que atacar, terá que se defender dos irmãos Schleck e Alberto Contador. Esse último, de fato, já vem buscando recuperar o tempo perdido na primeira semana depois de inúmeras quedas, e em seu terreno favorito não deve ser diferente. Samuel Sanchez , compatriota de Contador, deverá trabalhar duro para tirar mais alguns segundos, sonhar com o pódio em Paris e vestir a camisa de “Rei da Montanha.”

Montanhas

O percurso entre o Pinerolo e o Galibier terá três subidas – todas fora de categoria – começando pelo Col Agnel, a 2.744m, com 23,7 km e 6,5% de inclinação média. A primeira subida pode ser uma lacuna para alguns escapados que ainda sonham com uma possível vitória e até mesmo recolher pontos na classificação de montanha.

Passada a montanha, o pelotão desce mais de 30 km até o pé do Col d´Izoard, que fica em meio à transição Itália/França. Com 14,1 km e 7,3% de inclinação, selecionará parte do pelotão. As principais equipes estarão à frente do grupo, mas os ataques entre os protagonistas deverão ocorrer no Col du Lautaret (Galibier), que comemora seu centenário dentro do Tour.

O cume, a 2.645 metros de altitude, é a chegada mais alta da história da competição. Serão 23 km de ascensão, com 5.1% de inclinação. Nesta fase, já na França, sem dúvida, os principais nomes a camisa amarela irão protagonizar ataques. A expectativa é de que Alberto Contador, como já vem acontecendo nos últimos dias, tome a iniciativa e (porque não) seja auxiliado por Sanchez, que sonha com o pódio e a camisa de bolinhas. Evans, os irmãos Schleck e Basso serão colocados a prova, assim como Voeckler, que irá lutar para resistir e sobreviver como líder.

•Km 107,0 - Col Agnel (2 744 m) - 23,7 km e 6,5% - Categoria HC
•Km 145,5 - Col d'Izoard (2 360 m) - 14,1 km e 7,3% - Categoria HC
•Km 200,5 - Col du Galibier (2 645 m) - 23,1 km e 5,1% - Categoria HC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog