sexta-feira, 22 de julho de 2011

"EM DEFESA DE CONTADOR"

Fonte Site - http://www.prologo.uol.com.br/

Ex-médico do Tour defende ciclista e critica sistema antidoping adotado atualmente


Mondenard defende Contador e minimiza caso
Por Fernando Bittencourt

Jean-Pierre Mondenard , autor de muitos livros especializados em doping e ex-médico do Tour de France, tem acompanhado o caso de suposto doping que envolve o nome de Alberto Contador (Saxo Bank). “Nada é usado nos dias de descanso para melhorar o rendimento”, defendeu o ciclista, que será julgado no próximo mês de agosto pelo Tribunal Arbitral Esportivo (TAS).

As análises mostram que a quantidade consumida pelo espanhol não seria o suficiente para melhorar o rendimento do atleta na prova, o que reforça a possibilidade de contaminação alimentar. Além disso, foi provado que o consumo teria sido realizado no dia 20 de julho de 2010, dia que antecedia o dia de descanso da prova.

“Ou ele seria suicida ou um louco. As provas que servem para acusar Contador são as mesmas que vão a favor dele. É um caso muito complexo, com muitos argumentos e respostas”, disse o médico, que não crê na possibilidade de ter ocorrido uma transfusão sanguínea.

Mondenard afirma que tanto a União Ciclística Internacional (UCI) quanto a Agência Mundial Antidoping (AMA) se equivocam na maneira de coibir o doping no ciclismo. “Eles utilizam técnicas que não deveriam ser utilizadas em vez de investirem em estudos rigorosos. Por quê não fazem testes com carne contaminada com clembuterol em atletas para comprovar se tal contaminação seria possível?” indagou o médico.

“O passaporte biológico e a perseguição têm dificultado muito o doping no esporte. A quantidade de clembuterol encontrada é muito pequena e irrelevante, um fato a ser desconsiderado, sabendo que há muitos tipos de substâncias ilegais no pelotão. Há centenas de tipos de EPO e nem todas estão catalogadas nos laboratórios, que têm dificuldade em identificá-las com um simples controle.”

Por fim, Mondenard mostra-se pessimista e diz que no mundo do ciclismo, há muitas substâncias indetectáveis, que acabam tornando toda a luta contra o doping inútil. Em contrapartida, o médico afirma que isto não seria desculpa para o título de Contador, e que o espanhol venceria o Tour testando positivo ou não. “Alberto Contador é o ciclista mais forte de sua geração”, finalizou o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog