quarta-feira, 1 de junho de 2011

"TOUR ABRE PORTAS PARA CONTADOR"

Diretor da prova lamenta adiamento do julgamento, mas admite receber o espanhol

Fonte Site: http://www.prologo.uol.com.br/


Por Leandro Bittar

O diretor-geral do Tour de France Christian Prudhomme admitiu nesta terça-feira, 31, que a organização da prova não criará nenhuma barreira que impeça a participação do ciclista espanhol Alberto Contador.

A pedido da defesa do ciclista, o julgamento do positivo do atleta por clembuterol na edição passada foi adiado pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para o início de agosto.

“Só posso lamentar essa lacuna de tempo e de justiça”, diz Prudhomme, que acreditava em um julgamento antes do início da competição francesa.

“O procedimento está aberto e não exige o afastamento do ciclista. Ele competiu em Portugal, na Espanha, Bélgica e Itália. Ele ainda não confirmou se pretende ir ao Tour [oficialmente], mas nenhuma entidade oficial, nem a UCI nem a Wada podem impedir sua participação. Ele pode estar na largada do Tour”.

A história de Contador se arrasta desde setembro, quando o caso foi divulgado pela imprensa. Desde então o processo seguiu em ritmo lento até a Federação Espanhola decidir inocentar o ciclista. A atitude gerou o recurso da UCI, que usou o limite de prazo possível para entrar com a ação no TAS, que segue em análise.

“É senso comum que essa decisão deveria ser tomada antes da prova, mas provavelmente isso é pedir demais”, diz Prudhomme, lamentando que o prolongamento desta decisão possa levar para o tapetão os resultados de três grandes voltas (Tour 2010, Giro 2011 e Tour 2011), além das inúmeras vitórias que o espanhol conquistou neste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário