quinta-feira, 16 de junho de 2011

"WADA MODIFICARÁ REGULAMENTO ANTIDOPING"

Fonte Site: http://www.prologo.uol.com/


Consumo de clembuterol é preocupação para a WADA
Por Fernando Bittencourt

Especialistas da Agência Mundial Anti Doping (WADA) se encontrarão na próxima semana em Montreal (Canadá), considerando a possibilidade de modificar o regulamento sobre o doping por clembuterol, de acordo com a Associated Press (AP). Segundo as regras da entidade, não há uma quantidade mínima que possa ser consumida pelos atletas, ou seja, qualquer quantidade detectada implica automaticamente em doping.

“Existe a necessidade de haver uma quantidade limite da substância a ser tolerada nos exames. Caso a quantidade consumida seja menor do que o limite estipulado, o atleta será absolvido e caso ocorra o inverso, o caso passará por novas investigações e provavelmente culminará na punição ao atleta” comentou Olivier Rabin, diretor científico da WADA.

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) testou positivo durante o Tour de France do ano passado, quando foi detectada a substância em seu exame. O ciclista alegou que a pequena quantidade de clembuterol em seu organismo era consequência do consumo de carne e que não influenciaria em seu desempenho.

O argumento convenceu a Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), que liberou o atleta para voltar às competições. Já União Ciclística Internacional (UCI) e a WADA encaminharam o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que anunciou o julgamento do atleta para o mês de agosto, logo depois do encerramento do Tour de France.

A AP divulgou que qualquer mudança feita pelos especialistas terá que ser aprovada em uma próxima reunião da entidade – a ser realizada em setembro - e provavelmente não entrará em vigor até 2012. Existe ainda possibilidade dessas mudanças não serem validadas até 2013, quando será discutido e reavaliado o regulamento mundial antidoping na África do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário