quarta-feira, 29 de junho de 2011

"CAMPEÃ NA DETERMINAÇÃO"

Fonte Site: http://www.prologo.uol.com.br/

Atual campeã brasileira, Tatiani Cristina festeja momento, mas sonha mais alto



Tatiani comemora em Boituva/ Foto: Ivan Storti
Por Tadeu Matsunaga

No último sábado, na cidade de Boituva (SP), foi disputada a prova de estrada da elite feminina. Após as dez voltas realizadas no circuito de 9.2 km, uma grata surpresa cruzou a meta na primeira posição e sagrou-se a mais nova campeã brasileira: Tatiani Cristina Lobo.

A ciclista de 32 anos desbancou nomes como Rosane Kirch (atual vice campeã do Tour de France feminino) e Janildes Fernandes (São Jose dos Campos) – campeã em 2010 – depois de protagonizar um ataque voraz a 20 km da meta.

Com um desempenho excepcional, Tatiani completou o percurso em 3h02min14s – um minuto à frente de Janildes e Luciene Ferreira (Pindamonhangaba), que faturou o título no contrarrelógio.

O fato de ser uma desconhecida no pelotão foi um dos fatores chave para o sucesso de Tatiani, que não se arriscou em nenhuma outra fuga ao longo da prova. A atleta, que reside na cidade de Artur Nogueira nas proximidades de Campinas, interior paulista, afirmou que seu principal objetivo era terminar entre as dez primeiras colocadas. “Não tinha noção alguma de como poderia vingar meu ataque. Tenho um passo muito forte e isso foi benéfico para mim.”

“Meu objetivo inicial era terminar entre as dez primeiras, pois estava muito bem treinada e sabia das minhas condições. Me senti muito bem durante toda a prova e resolvi atacar a 20 km do final. Talvez nem eu mesma estivesse tão convicta, mas acreditei no meu potencial. Acredito que o pelotão não colocou muita fé e não apostou que fosse resistir por tanto tempo”, emendou Tatiani, que divide suas participações na estrada e no mountain bike.

Em relação à preparação para o Campeonato Brasileiro, ela – que treina sozinha e paga um treinador para obter planilhas – admitiu que esteve muito focada e praticou treinos de subida e com uma rodagem alta. “Foco algumas provas e simulo os treinos de acordo com as competições. Para o Brasileiro, rodei 60 km em ritmo de subida e depois realizei 40 km junto com alguns amigos a uma velocidade média de 36 km, ou seja, forcei bastante o ritmo, pois sabia que não teria vida fácil na disputa.”

Tatiani Cristina Lobo, como já foi dito, mescla entre provas de estrada e MTB, onde obteve resultados relevantes – terminou em 6º na Copa do Mundo de MTB realizada em Santa Catarina no último ano, mas na categoria Master.

Começo tardio

Campeã brasileira de estrada, Tatiani iniciou seu contato com a modalidade há oito anos, e de uma forma inesperada: pedalando por lazer e para se deslocar até a loja do marido. O que era algo prazeroso passou a virar uma acirrada disputa ao longo dos 20 km de pedal, principalmente pelo fato de ser a única menina pertencente ao grupo.

O desempenho despertou interesse de uma equipe vizinha, mais precisamente da cidade de Holambra. Sem receber salário, ela passou a defender as cores do time do interior paulista sem receber salário, mas pelo gosto e identificação com o esporte. Os resultados abriram portas. Desde então ela competiu por Paulínia, Cordeirópolis e São Caetano, juntamente com a atual campeã de contrarrelógio Luciene Ferreira.

“Quando tive a oportunidade e fui convidada para defender o time de Holambra que passei a descobrir que havia uma Federação e inúmeras provas no calendário. Era um time simples, com quatro ou cinco atletas, mas valeu demais por ser minha primeira experiência.”

O futuro

Com o título brasileiro assegurado, a próxima meta no ciclismo de estrada está voltado para a tradicional 9 de Julho, que acontece dentro de dez dias no autódromo de Interlagos. Tatiani, no entanto, sabe que após obter a camisa de campeã brasileira sua vida será diferente em meio ao pelotão.

“Certamente será muito complicado. Serei mais visada pelas adversárias. Não devo me arriscar demais, e tentar saltar no momento certo para, quem sabe, conseguir mais um bom resultado”, revelou a ciclista que trabalha como vendedora em uma empresa metalúrgica e que admitiu ainda não ter recebido nenhum tipo de sondagem para assinar com alguma equipe.

“Não surgiu nada até o momento, mas sempre fica a expectativa. Sempre tive vontade de competir e nunca escondi isso. Seria unir o útil ao agradável”, ressaltou Tatiani, que não compete por alguma equipe há três anos. O ultimo time que defendeu foi Cordeirópolis, onde disputou os Jogos do Interior.

Por fim, a ciclista disse ter ficado muito emocionada, mas não apenas pela vitória, mas pela humildade das rivais e diretores de outros times que elogiaram seu feito e fizeram questão de cumprimentá-la depois do triunfo. “ Todos foram muito carinhosos e reconheceram o momento. As atletas foram muito humildes, me parabenizaram. Não esperava tanto, fiquei sensibilizada e ainda mais emocionada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário