sábado, 28 de maio de 2011

"TIRALONGO QUEBRA JEJUM EM MACUGNAGA"

Italiano não vencia há 12 anos. Contador ampliou ainda mais a vantagem sobre os rivais.

Por Tadeu Matsunaga

O italiano Paolo Tiralongo (Astana) quebrou um extenso jejum e conquistou uma grande vitória no Giro d´Italia 2011. O experiente escalador não subia no lugar mais alto do pódio há 12 anos.

Tiralongo atacou na subida final (cat 3) , a 6 km do encerramento em Macugnaga. Mesmo com os inúmeros ataques do pelotão, o ciclista resistiu e foi ameaçado apenas nos últimos 400 metros pelo espanhol Alberto Contador (Saxo Bank). Ex-companheiros de Astana, os dois trabalharam juntos, com o Pistoleiro embalando o amigo até a linha de chegada e abrindo mão da vitória.

Os quilômetros finais da etapa foram um resumo do que foi o Giro até agora. Danilo Di Luca (Katusha) foi o primeiro a atacar, seguido por Jérôme Pineau (Quick Step) e Matteo Rabottini (Farnese Vini), os últimos sobreviventes da grande fuga do dia.

Tiralongo foi o primeiro a tentar sua sorte, com uma ataque a sete quilômetros da chegada. Di Luca mais uma vez trabalhou à frente do pelotão e deixou as coisas em aberto, até mesmo uma oportunidade para o companheiro Joaquim Rodriguez. Entre os favoritos, Contador, Nibali e Scarponi se estudavam para saber o momento de contra-atacar.

Com 2.5 km para o encerramento, Purito Rodriguez atacou de forma efetiva, seguido pelo francês John Gadret (AG2R La Mondiale). Já Tiralongo mantinha um bom ritmo na subida final e tinha 25 segundos de vantagem sobre os perseguidores.

Na sequência, foi a vez de Contador - mais uma vez - protagonizar um de seus ataques devastadores. Nibali, Scarponi e John Gadret tresponderam de forma imediata e não pareciam dispostos a permitir mais uma exibição do espanhol nas montanhas. O francês Gadret contra-atacou de forma fulminante, o que gerou uma nova resposta de Contador, que deixou todos para trás.

Primeiro Dupont foi capturado , logo depois Rodriguez. Restava Paolo Tiralongo. Contador, sem maiores dificuldades, anulou a vantagem do italiano e reforçou estar acima dos adversários.

Não havia dúvida de que o Pistoleiro poderia tentar a vitória, mas ele não tinha muito a ganhar com isso. Reconhecendo os favores prestados por Tiralongo no último Tour de France, Contador embalou o ex-companheiro nos metros finais e cedeu-lhe a vitória. Um prêmio para o polivalente Tiralongo.

Queda massiva

O ritmo frenético na primeira metade da prova e as péssimas condições climáticas no início do dia provocaram inúmeras quedas no pelotão.

Thomas Peterson (Garmin), Carlos Sastre (Geox), Marco Pinotti e Craig Lewis (HTC-Highroad), Carlos Ochoa (Androni), Luca Mazzanti (Farnese), Tiago Machado (Radioshack) e Frederik Veuchelen (Vacansoleil) foram alguns dos cicistas que acabaram prejudicados e caíram na estrada.

Lewis acabou com o fêmur quebrado e abandonou a prova.

Classificação etapa

1 Paolo Tiralongo (Ita) Pro Team Astana 5:26:27
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:03
4 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:06
5 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
6 Steven Kruijswijk (Ned) Rabobank Cycling Team
7 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:00:08
8 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:00:21
9 Hubert Dupont (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:29
10 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:00:34

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 77:11:24
2 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:05:18
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:05:52
4 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:07:53
5 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:09:58
6 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:10:08
7 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:10:20
8 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:10:43
9 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:10:51
10 José Rujano Guillen (Ven) Androni Giocattoli 0:11:50





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog