sexta-feira, 20 de maio de 2011

"DOPING - O ALIADO DA MEDICINA E INIMIGO DOS ATLETAS, OU VICE VERSA???"

Novamente esse tema polemico tem sido capa das grandes revistas do segmento e principalmente nas rodas de conversas com ciclistas e triatletas: O DOPING!

Muito se fala sobre os diversos "benefícios" que pode se obter com a uilizaçao dessas substancias farmacológicas.
Ganho de força, resistência, oxigenação, etc ..., são várias as argumentações que ouvimos dos usuários dessas substancias.

Agora pouco vim da loja Jamur Bikes, do nobre ciclista Paulo Jamur, onde não pela primeira vez estavamos conversando sobre o assunto, e as opiniões sobre o caso são as mais adversas. Mas graças a Deus com um senso comum: "todos os que participavam do debate pactuavam com a idéia de que a utilização dessas susbstancias, nao só provam o carater de quem as utiliza, como demonstra um comportamento frustado desses atletas por suas performances insatisfatórias!"

A verdade e conclusão que tiro desse tema é: "NÃO, O DOPING NÃO É UM INIMIGO DOS ATLETAS, E SIM UM ALIADO PARA ELES!"

Afirmo com convicção baseado no conceito de atleta, imagem sempre associada a saúde, disciplina, determinação, coragem, garra, que nada tem haver com a utilização desse subterfurgio através dessas substancias.

O que leva atletas de ponta, ou até mesmo meros amadores,  a recorrerem desse nivel de recurso?

Para mim sem sombras de dúvidas é a impunidade, ou pelo menos a forma amena de se aplicar a punição a esses atletas que fomenta e cresce a cada dia um numero cada vez maior de usuários dessas substancias.

É preciso que os orgãos regulamentadores dessas modalidades, sentem e revejam paragrafo a paragrafo, clausula a clausula as formas mais severas de puniçao para quem procura esse caminho.

Essas pessoas nao percebem que essa atitude denigre a imagem de todo e qualquer esporte e consequentemente a imagem de seus praticantes. E pasme voces, quase sempre de forma irreversível!

Ta se perguntando como assim? Eu te explico: "Voce consegue ver um praticante de musculaçao/halterofilismo em sua academia, com seus musculos volumosos e compactos e não associar aquela pessoa ao uso de anabolisantes? Creio que sua resposta foi não, estou certo?

Isso por que a decadas comprovasse que os mais diversos atletas praticante dessa modalidade fizeram uso de substancias ilicitas (anabolisantes) para se beneficiarem dos "ganhos" e aceleraçao do processo natural para obterem os resultados que almejavam.

Concordo com o Paulo Jamur quando ele afirma (opinião própria), que não acredita que algum ciclista profissional da elite do esporte hoje, seja nacional ou internacional, nao esteja envolvido com o uso dessas substancias!

Quando falo que isso afeta diretamente todos os praticantes da modalidade, deve-se ao fato de que quando eu ou você, comenta que está pedalando bem pra caramba, que tem feito um média ótima nos treinos ou nas provas, logo surge a pergunta capciosa: "conta aí pra gente: TÁ TOMANDO O QUE???"

A cada dia vemos um novo atleta, profissional ou amador, com seu nome ou foto estampado nas capas ou colunas de jornais e revistas espotivas, desmascarados pelo uso dessas substancias, e a irresponsabilidade e egoísmo deles é tão grande, que são incapazes de perceber o mal que causam a imagem da modalidade e dos demais adeptos desse esporte.

DIGA NÃO AO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS!

Forte abraço a todos,

Rodrigo da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog